Crédito: http://www.flickr.com/photos/mjjames/
Os porquinhos-da-índia podem ser comprados em lojas agropecuárias ou pet shops. A recomendação, no entanto, é dar preferência para locais ou criadores conhecidos e experientes na lida com os bichos, a fim de ter mais garantia quanto à origem e à saúde dos animais.
Ambiente
Gaiolas semelhantes às utilizadas para acomodar coelhos também alojam os porquinhos-da-índia. O tamanho mínimo para um casal deve ser de 80 x 60 x 40 centímetros. Elas devem ser instaladas em áreas protegidas do sol, da chuva e do vento.
Outra alternativa é mantê-los em um pequeno cercado ou em viveiros feitos de madeira. Disponibilize caixas e casinhas para eles se esconderem, se sentirem seguros e cuidarem dos filhotes. Não crie os animais sozinhos nas gaiolas, pois eles gostam da companhia de outros porquinhos. Mas também não deixe mais que um macho por gaiola, para evitar brigas. Espalhe no piso maravalha.
Cuidados
Fáceis de criar, os porquinhos-da-índia demandam poucos cuidados. Não necessitam de vacinas nem vermífugos. A atenção deve ser em relação à alimentação adequada e à limpeza do ambiente.
Exemplares de pelagem curta não necessitam de banhos ou escovações. As raças de pelagem longa, ao contrário, precisam ser escovadas regularmente.
Alimentação
Como são herbívoros, hortaliças frescas não podem faltar nas refeições diárias. Eles necessitam de grande quantidade de vitamina C, existente nos vegetais, como brócolis e couve. Sirva-as uma vez ao dia, mas evite a alface em excesso, que pode causar diarréia.
Forneça à vontade a ração peletizada específica para porquinhos-da-índia. Caso não encontre, pode ser substituída pela ração para coelhos.
Reprodução
Assim como os coelhos, os porquinhos-da-índia são ótimos procriadores. Os machos estão prontos para iniciar o período de reprodução aos dois meses de vida, enquanto as fêmeas entre um e três meses. A cada 18 dias, em média, elas entram no cio, fase que dura 24 horas. A gestação leva cerca de 68 dias e se finaliza com o nascimento de dois a cinco filhotes, com olhos abertos, peludos e ativos. Em geral, as fêmeas dão luz à ninhada à noite e, poucas horas depois, já estão aptas para reproduzir novamente.
Comments