Exercício físico e exercício mental não são a mesma coisa. Muitas pessoas levam seu cão pra passear após um longo dia preso no apartamento e acreditam que isso é suficiente pra gastar as energias do bichinho, mas a verdade é que o cão pode se estressar por falta de estímulo mental.
Se seu cão tem algum dos sintomas abaixo, ele precisa de treinamento, brinquedos, jogos ou brincadeiras mais complexas.
Não consegue ficar parado
Se seu cão reclama, chora ou levanta com frequência de sua posição de descanso, mesmo após um exercício, significa que seu cérebro está com excesso de atividade e precisa de um exercício para ajudar a relaxar.
Destrói coisas
Mastigar, roer e destruir coisas pelo caminho é um hábito de cães que precisam de estímulo. Dê algum objeto que ele possa destruir ou o desafie a encontrar algum brinquedo ou petisco escondido.
Corre atrás do rabo
Alguns cães ficam obcecados com seus rabos e não param de correr atrás dele. Uma raça conhecida por isto é o Border Collie, mas todos os cães podem ser afetados. Dê um brinquedo pra ele perseguir e o rabo deve deixar de ser a prioridade.
Late para qualquer coisa
Se parece que seu cão está procurando encrenca e trata qualquer coisa como uma ameaça, ele provavelmente precisa de treinamento. Alguns treinadores indicam ensinar ao cão alguma tarefa, como trazer um tapete toda vez que ouvir um sinal. Desta forma, o cão irá precisar pensar e deixará sua ansiedade de lado.
Cava com frequência
Cavar um buraco até a China parece ser o objetivo de muitos patudos, mas isso é um sinal de tédio e é solucionável com algumas brincadeiras no quintal ou até mesmo uma caixa de areia pra ele cavar e esconder coisas.
Dorme muito
Pode parecer um bom sinal, mas na verdade seu cão pode estar chateado, entediado ou até mesmo depressivo. Se seu cão dorme mais do que você, ele precisa de alguns brinquedos.
Reclama muito
Se seu cão reclama sem motivo aparente, desconfie. Quando você era criança e estava entediado, você reclamava, certo? É o que seu cão fará, portanto fique de olho e forneça todos os estímulos mentais que ele precisa.
Fonte: iheartdogs.com