Os cães geralmente estão com a língua de fora, não é mesmo? Diferentemente de nós, para os cachorros a língua serve muito mais do que para simplesmente identificar sabores ou beber água. Ela tem características que ajudam o animal em várias de suas funções fisiológicas.
Confira algumas funções da língua para os cães:
- Regula a temperatura. A língua atua como um “radiador” nos cães. Suas narinas não são muito extensas, portanto a sua língua supre suas funções e também permite que o animal transpire ou sue por ela. Ao entrar em contato com o ar, a umidade da língua esfria o fluxo sanguíneo, regulando a temperatura.
- Favorece a circulação sanguínea. Já notou como a língua dos cães cresce quando eles estão cansados? Isso ocorre porque o sangue flui mais por ela, permitindo que ele se recupere com mais facilidade.
- Método de higiene. Os cães também usam a língua para limpar certas áreas do corpo ou ferimentos.
- Socializar. A língua dos cães é uma das partes do corpo mais sensíveis do cão, portanto lamber um outro cão significa tentar acalmar ou impedir qualquer gesto hostil, mesmo antes que ele aconteça. É a forma deles de hastearem a “bandeira branca”.
Sabemos, por todas essas razões, que os cães não colocam a língua para fora da boca apenas por diversão, mas porque têm um ou mais motivos biológicos para isso. Vejamos alguns!
Sede
Se a garganta e a boca ficam secas em algum momento, é normal que deixe a língua de fora, fazendo com que ela se umidifique em contato com a atmosfera.
Cansaço
Quando os cães estão cansados, a língua concentra maior fluxo sanguíneo. Eles colocam para fora da boca para que o fluxo volte livremente ao seu lugar.
Excitação
Quando um cão está excitado, é possível que não consiga respirar, já que suas cavidades nasais são extremamente curtas, de modo que deixar a língua para fora vai ajudá-lo a respirar melhor.
Dor
Se o animal sente dor, nem sequer será capaz de manter o focinho fechado e a língua dentro da boca. É por isso que, às vezes, vemos cães doentes com a língua para fora.
Frio ou calor
Como vimos, a língua é o radiador canino. Assim, seu animal de estimação a usará de forma instintiva para regular a temperatura corporal.
Interessante, não é?
Fonte: Meus Animais