Crédito: Guilherme Solari
Foi-se o tempo em que a ração dos animais eram apenas os miúdos e restos que sobravam da alimentação dos seres humanos. As rações disponíveis hoje no mercado, principalmente para cães e gatos, são feitas sob medida para praticamente qualquer tipo, tamanho ou fase dos animais.
As diferentes raças de felinos, por exemplo, possuem problemas específicos que podem, e devem, ser combatidos por meio da alimentação. Animais de pelo longo especialmente exigem rações específicas, isso porque o bolo engolido conforme o bichano toma os seus famosos banhos de saliva pode levar à problemas de saúde.
Renata Gaspar Viera, veterinária do pet shop Au Pet Store, alerta que as doenças urinárias e o cálculo uretral são as mais comuns, e podem evoluir para situações mais críticas se não cuidados. “Em casos extremos, é necessário até mesmo efetuar uma intervenção cirúrgica para salvar o animal”. Outra boa opção é incluir suplementos com fibras na alimentação do animal.
A veterinária explica ainda, que existe uma infinidade de alimentos, cada um adequado para cada bichinho, até mesmo os doentes. “As rações terapêuticas são indicadas para gatos que exigem necessidades especiais tais como os diabéticos, cardíacos, com problemas de obesidade, entre outros”.
Comida de cão
A grande diversidade de raças e tamanhos de cães também requer uma alimentação bem diferenciada. A principal dica para não errar na hora de escolher a ração adequada é atentar para o porte do cachorro, que pode ser pequeno, médio ou grande. As substâncias no alimento são quase as mesmas, o que muda nestes casos é o tamanho do granulo, para facilitar a mastigação e ingestão.
A ração também deve ser específica para diferentes momentos da vida do cão, como quando filhotes, adultos e até mesmo uma versão “mature” para cães idosos. “Esse tipo de ração é rica em vitaminas boas para as articulações do animal de idade avançada”, disse a veterinária.
A variedade de alimentos, contudo, não para por aí. São encontrados ainda os que ajudam a combater problemas específicos das diferentes raças, como, por exemplo, a ração para o Maltês, que ajuda a melhorar o problema de lacrimejação típico.
Além disso, tanto cachorros quanto gatos possuem rações nas versões indoor (para animais que não saem de casa, ideal para apartamentos) e outdoor (para bichos que saem, como em casas com jardins). A diferença entre as duas versões é que a primeira diminui o odor da urina, no caso dos felinos, e das fezes dos cachorros.
Comments