Foi-se o tempo em que cortar as unhas era apenas um luxo para os seres humanos. Muitos veterinários consideram hoje os cuidados com as unhas algo essencial para gatos e cães.
Dependendo da raça do cachorro, por exemplo, o crescimento descontrolado das unhas pode causar problemas na movimentação e até mesmo no desenvolvimento dos filhotes. Os pisos lisos presentes no interior dos apartamentos podem evitar que o animal desgaste naturalmente suas unhas, como acontece com bichos que passeiam frequentemente fora de casa.
Cães e gatos possuem um vaso sanguíneo dentro das unhas que se rompido causa grande dor e sangramento no animal. Porém nos animais de unhas brancas ele pode ser enxergado. “Orientando o proprietário a visualizar o vaso e, com o auxílio de uma tesoura especial, realizar o corte respeitando o vaso, não haverá problemas no procedimento”, ensina a veterinária da loja de animais Au Pet Store Renata Gaspar Vieira.
“O problema está nos animais que possuem unhas pretas. Nesse caso, não há como visualizar o vaso, e o corte deve ser realizado por um profissional”, completou a veterinária. Existem nas lojas até cortadores de unha com uma iluminação que permite enxergar os vasos em unhas escuras.
Nos Estados Unidos é comum a prática de retirar as garras de gatos para evitar que eles arranhem seus donos ou destruam mobílias. A prática, no entanto, raramente é feita fora dos EUA e é proibida em diversos países, inclusive no Brasil.