Após passar por meses de treinamento de faro de entorpecentes no 4° Batalhão da Polícia Militar de Maringá, no Paraná, seis cães foram submetidos ao teste final na quinta-feira, 10 de setembro, na sede do 4ª Batalhão da Polícia Militar. Segundo especialistas do Canil Central da Polícia Militar de Curitiba, os animais localizaram três tipos de drogas (crack, cocaína e maconha) que estavam escondidas em locais como ônibus, carro de passeio e residência. Os seis cachorros foram aprovados.
Além da eficiência do faro, os cães também foram analisados pelo ânimo, comportamento e postura. Um Pastor e um Labrador seguirão para a unidade da Rotan-Canil do 4° BPM. Eles serão recepcionados por outros nove animais que vivem no local, sendo que cada um é especializado em uma atividade, como patrulha, rastreio de pessoas e faro de entorpecentes.
De acordo com o “Diário de Maringá”, os outros quatro cães seguirão para os batalhões da Polícia Militar de Jacarezinho, Guarapuava e a 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária de Londrina.