Notícias

Segunda maior ave do mundo é devolvida à natureza

CC Matt Riggott - Após reabilitação, as majestosas aves foram retornadas à natureza title=Após reabilitação, as majestosas aves foram retornadas à natureza
Crédito: CC Matt Riggott

Dono de magníficas asas que chegam a medir até 3 m abertas e a pesar até 15 quilos, o Condor-dos-Andes é considerado um pássaro raro. É justamente por isso que foi recebida com festa a notícia de que três exemplares da espécie foram devolvidos à natureza na terça-feira 24 de março.

As entidades de proteção ambiental divulgaram que as aves precisaram passar por um intenso tratamento antes de regressarem ao seu habitat devido aos diversos ferimentos apresentados. Após a recuperação, as aves foram soltas em Farellones, no Chile pelo programa de Reabilitação dos Andes.

Parente do Condor-da-Califórnia e do Urubu, a ave tem como principal predador o homem, devido à caça predatória. Seu habitat natural engloba as regiões montanhosas e geladas da América Latina. No Brasil, ele pode ser visto no Mato Grosso, Paraná, Bahia, Minas Gerais e Amazonas.

Acredita-se que a raridade do Condor-dos-Andes se deve à sua reprodução reduzida, com cerca de um ovo ao ano. Quando dois filhotes nascem, eles se digladiam até que um deles consiga empurrar o outro do ninho, permanecendo o mais forte. Na natureza, o pássaro pode viver cerca de 50 anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments