Crédito: Quinn Dombrowski
Apesar dos donos de cães já terem conhecimento do fato há muito tempo, a ciência acaba de comprovar que cachorros sentem, sim, ciúmes e inveja. O estudo foi realizado pela Universidade de Viena, Áustria, e foi publicado na revista “PNAS” recentemente.
Durante os testes, foi constatado que os animais fazem “greve” se não forem tratados do mesmo modo que seus semelhantes. A descoberta não surpreendeu já que algo parecido já foi observado em macacos. A diferença é que os primatas parecem ser mais seletivos quanto a recompensa recebida.
De acordo com o estudo austríaco, foram testados 29 cães capazes de “dar a patinha”. Ao obedecer ao comando, o cachorro poderia receber uma recompensa boa – um pedaço de salsicha -, uma nem tanto – um pedaço de pão preto, ou pior, poderiam não receber nada pelo “trabalho” de dar a pata.
Ficou comprovado que ao contrário do experimento feito com chipanzés, os cães não deram importância a qualidade da recompensa, contanto que a recebessem. Os macacos, por sua vez, não comiam o alimento recebido caso sentissem que fossem injustiçados. Ainda não há explicações para a falta de distinção entre a salsicha e o pão por parte dos cães.
Estudos anteriores revelaram ainda que após repetir o exercício por 15 ou 20 vezes sem receber recompensa alguma, os cachorros paravam de dar a pata. Os pesquisadores constataram ainda que os animais que viam seus semelhantes ganhando recompensa enquanto eles ficavam de ‘mãos abanando’, paravam muito mais rápido de dar a pata, demonstrando indignação.
Comments