Famosos por sua voz melodiosa, não é novidade a notícia de que os Rouxinóis, à exemplo da maioria dos pássaros de canto, utilizam seus dons artísticos para conquistar sua fêmea. Uma recente descoberta de pesquisadores da Universidade de Basel, Suíça, no entanto, revelou um importante dado sobre o caso: o porquê de alguns exemplares cantarem mesmo à noite, algo pouco característico entre os pássaros.
A pesquisa constatou que o Rouxinol macho segue alguns padrões de cantoria, relacionados a motivos específicos. Durante à noite, por exemplo, a ave tende a cantar para atrair as fêmeas, que voam de galho em galho, em busca da melodia que mais lhe agradam. Logo depois de conseguir sua companheira, o animal passa a cantar durante o dia, desta vez, para marcar seu território e evitar que outros machos se aproximem.
O estudo, que foi publicado no periódico Proceedings of the Royal Society, aponta que o Roxinol é uma das únicas espécies de aves na qual a fêmea procura por seu companheiro em um horário diferente em que o macho está acostumado a cantar, forçando-o a mudar seus hábitos.