Como é um animal noturno, o melhor momento para o passeio é, claro, à noite. Reserve diariamente ao menos meia hora para deixar a chinchila se exercitar. Uma hora é o ideal.
O passeio deve ser sempre supervisionado, não deixe a usa chinchila brincando e passeando sozinha, ela certamente vai se meter em confusões, muitas vezes até fatais. O mais importante é preparar o ambiente destinado ao passeio de forma que fique seguro para ela.
As chinchilas são curiosas, ágeis e gostam de tocas. Uma vez solta, ela vai procurar coisas para roer, vai correr mais rápido do que você pode acompanhar e vai se enfiar em buracos de onde você não conseguirá tirá-la. Um lugar adequado para o passeio é fechado (não solte a chinchila ao ar-livre), protegido de sol e chuva e de onde ela não possa escapar, seja por uma porta, janela, ou por áreas vazadas, como é o caso de varandas e sacadas.
O melhor lugar é aquele sem fios elétricos, sem buracos em que ela possa se esconder, longe de água, banheiros e produtos químicos, sem objetos pessoais espalhados e sem acesso a janelas e portas.
Comments