Crédito: Reprodução / San Francisco Chronicle
Você está passeando com seu pet e de repente bateu aquela fome em você o no seu pet. O que fazer? Prender o pobrezinho enquanto você se farta com um lanchinho, ou encontrar um local que aceite pets? Ok, optou pela segunda alternativa, mas, no meio da rua, sem computador para acessar o guia do PetMag, como fazer para descobrir onde há um estabelecimento do gênero nas proximidades? Simples. Bom, pelo menos para quem mora em São Francisco, nos Estados Unidos.
Justin O’Neill, um ex-consultor de tecnologia da informação, de 28 anos, que vive nesta cidade, resolveu, junto ao seu Terrier Irlandês, Kole, de 6 anos, caminhar, descobrir e montar um banco de dados com todos os estabelecimentos onde cães são bem-vindos. Surgiu então o Fido Factor, um aplicativo gratuito para iPhone, que localiza hotéis, restaurantes, parques e cafés mais próximos.
Crédito: Reprodução / San Francisco Chronicle
Na reportagem do “San Francisco Chronicle”, o jovem informa que “notou que havia uma grande desconexão entre empresas e proprietários de cães”. E continua: “muitos locais permitem o acesso de cães, mas não divulgam esta informação, e os donos não sabem como descobrir”.
Durante os três meses de pesquisa, O’Neill ficou surpreso com algumas descobertas, como bancos que aceitam pets, lavanderias, entre outros estabelecimentos.
Quem quiser também pode colaborar para aumentar o banco de dados. Caso uma loja não conste na lista, é possível adicioná-la. O Fido Factor funciona no estilo Wikipedia, aceitando resumos de todo o país. Ou melhor, quem quiser mandar informações de Nova York, Boston ou Portland.
Segundo O’Neill, cerca de 5 mil pessoas baixaram o aplicativo desde que foi lançado em julho.