Notícias

Biólogos chineses não sabem se salvam Condor ou Alce da extinção

SXC Elvis Santana - Cientistas encontram problemas em equilibrar as duas espécies ameaçadas title=Cientistas encontram problemas em equilibrar as duas espécies ameaçadas
Crédito: SXC Elvis Santana

Os responsáveis pela preservação das espécies animais chinesas estão em uma tremenda sinuca de bico. Isso porque eles descobriram que os alces e cervos têm sido atacados por alguns condores. Uma solução lógica para o problema seria controlar a proliferação da ave, mas a tarefa de garantir a manutenção dos cervos e alces seria mais simples se não fosse por um pequeno detalhe: tanto as presas quanto os predadores correm risco de serem extintos.

A situação se complica porque os biólogos já não sabem se devem salvar antes a presa ou o predador. De acordo com o Portal Terra Espanha, um funcionário de uma reserva na província de Hebei, alertou que o número de condores está aumentando, o que eleva a possibilidade de animais maiores, como os alces, serem devorados.

Por outro lado, o Condor está em segundo lugar na lista de preservação. Para não prejudicar nenhum dos lados, os especialistas têm organizado patrulhas para tentar evitar a aproximação dos condores até os cervos e alces. Resta saber se a medida vai conseguir equilibrar o número de ambas as espécies ameaçadas.

A reserva chinesa onde ocorre o impasse já foi habitat de mais de 600 cervos e alces, mas atualmente estão praticamente extintos por causa de inundações e guerras do século XIX.

Artigo AnteriorPróximo Artigo