Notícias

Cães que passeiam por SP sofrem com carrapatos e pulgas

SXC - Este West pode se infectar com parasitas ao passear em parques paulistanos title=Este West pode se infectar com parasitas ao passear em parques paulistanos
Crédito: SXC

Levar seu cão para dar uma boa caminhada no parque já não pode ser considerado tão seguro e saudável. Isso porque as ruas das grandes cidades estão cada vez mais infestadas por bactérias, pulgas e carrapatos, verdadeiras pragas para o pet.

Os parasitas se alojam no animal e acabam se proliferando na casa do dono, tornando muito mais difícil o controle e até mesmo o término do problema. Os espaços públicos, de uma maneira geral, estão à mercê desse tipo de praga, e infelizmente não há muito a ser feito.

A coleta das fezes do animal, é uma das poucas atitudes que ajudam a evitar a poluição e o aumento de criaturas indesejáveis nas ruas. Vale lembrar que, depois que se alojam em casa, ácaros e insetos se não forem combatidos precocemente, são praticamente indestrutíveis sem uma caríssima detetização.

Ao notar a presença de indivíduos indesejáveis, o importante é não se desesperar. Procurar por ajuda em uma clínica veterinária deve ser o primeiro passo a ser tomado. Lá, o animal vai ser submetido a um banho com produtos específicos. é importante também que o dono fique atento a qualquer sinal de infestação que possa aparecer.

Como privar os animais dos passeios diarios não é a solução para o problema, cabe escolher espaços limpos, como praças de bairros sob os cuidados dos próprios moradores. Uma outra saída são produtos repelentes disponíveis em pet shops, que dificultam o contato com os parasitas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo