Crédito: SXC – Wong Mei Teng
Uma curiosa descoberta foi notícia no mundo científico. De acordo com a publicação Proceedings of the Royal Society, pesquisadores italianos constataram que pintinhos de cinco dias de vida têm a habilidade de somar.
Para chegar a tal conclusão, Rosa Rugani, membro responsável pela pesquisa, explicou à Agência Efe que o método utilizado foi a análise comportamental dos filhotes quando introduzidos em caixas com bolinhas de plástico amarelo que se confundiam com outros pintinhos.
Os pesquisadores partiram do princípio de que os pintinhos recém-nascidos costumam se juntar aos maiores grupos de indivíduos iguais. Assim, eles dividiram cinco bolinhas em dois grupos, cada um tendo três e duas respectivamente. Depois, soltaram os pintinhos, que imediatamente optaram pelo grupo onde havia três bolinhas.
Na segunda fase do estudo, os pesquisadores escondiam as mesmas bolinhas atrás de uma tela e, depois, as trocavam de lugar, diminuindo ou aumentando o número de bolinhas atrás da tela. constatou-se que em 75% dos casos, os pintinhos foram atrás da tela onde havia mais bolinhas, e a cada vez que elas eram trocadas, os animais mudavam para o grupo com maior número.