Crédito: Instituto Butantan
Com 108 anos de história recém-completados em fevereiro, o Instituto Butantan não é famoso apenas pelo desenvolvimento de vacinas e soros a partir do veneno de animais peçonhentos. O parque situado na zona oeste da capital paulista tem se tornado cada vez mais uma opção de lazer e educação para crianças e adultos.
Situado numa vasta área verde, o Butantan dispõe de diversas atrações, a começar pelo serpentário ao ar livre, onde as cobras ficam soltas e não oferecem perigo aos visitantes. No local, acontece às quintas-feiras, o “Mão na Cobra”, evento que proporciona o contato direto com duas espécies não peçonhentas.
Dono de um acervo de 54 mil exemplares de serpentes, o instituto dispõe do Museu Biológico, que permite a visitação e conhecimento das principais espécies brasileiras além de fornecer educação ambiental. Ainda dentre os prédios disponíveis, os visitantes podem conhecer o Museu Histórico, que recria a cidade de São Paulo da época em que o Butantan foi fundado, com acervo de móveis, fotos e documentos antigos. Outra atração que merece destaque é o Museu de Microbiologia, onde é possível verificar a vida de seres microscópicos, como moléculas de DNA e vírus por meio de réplicas e exemplos.
Com tantas opções de lazer, fica fácil entender o porquê da popularidade do parque, que se preocupa, inclusive, com a integração social, facilitando o acesso para deficientes físicos, além de permitir também a entrada de animais de estimação e dispor até de bebedouros próprios.
O Butantan funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30. O valor da entrada é de 6,00 reais para adultos e 2,50 reais para estudantes com identificação. Crianças de até 7 anos, ou idosos, são isentos.
Vale lembrar que o parque também é aberto a visitação de grupos escolares com monitoramento, mas as reservas devem ser feitas com antecedência por telefone.
Serviço
Instituto Butantan
Endereço: Avenida Vital Brasil 1.500, Butantã, Zona Oeste
Reservas escolares e grandes grupos: Tel. (11) 3726-7222 ramal 2206