Notícias

Tubarão raro é consumido como iguaria

O Tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios) é tão raro que cada aparição sua é contabilizada como um novo exemplar. O 41° foi capturado por pescadores de Donsol, nas Filipinas, enquanto eles buscavam cardumes de Varapau.

Este tipo de tubarão é uma descoberta científica recente. O primeiro exemplar foi encontrado no Havaí apenas em 1976. Ele é tão diferente dos demais que foi preciso criar uma família e gênero novo para ele. Foi uma das mais significativas descobertas marítimas do século 20. O animal possui uma gigantesca boca, mas é inofensivo, pois se alimenta apenas filtrando o plâncton marítimo e pequenos peixes.

O espécime 41 pesava 500 quilos e quatro metros de comprimento. Estudos ultrasônicos indicam que o tubarão passa o dia em profundidades de quase um quilômetro e só emerge próximo à superfície para se alimentar de plâncton, pequenos peixes e águas-vivas.

Apesar dos apelos de um representante da WWF, entidade que protege a vida selvagem no mundo inteiro, o animal foi abatido e comido pelos pescadores. Um prato chamado kinunot, que consiste em água de coco com carne de tubarão, é considerado uma iguaria na região.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments