Crédito: Divulgação Museu Victoria
Todo ano, milhares de espécies novas são descobertas pela ciência, e os dados completos de 2007, último ano que a informação está disponível, mostra a grande variedade e riqueza da vida no planeta Terra.
Das 18,5 mil espécies descobertas no período, estão inclusas o cavalo-marinho Hippocampus satomiae, que chega ao tamanho de uma ervilha quando adulto, uma bactéria que vive em spray de cabelo, a menor cobra do mundo, de apenas 10 cm, e um inseto que chega a mais de meio metro de comprimento.
Existem cerca de 1,8 milhão de espécies classificadas formalmente pela ciência nos últimos 300 anos, desde que o método atual de classificação foi adotado. Porém, esse número é apenas uma pequena parcela do número real de espécies no planeta, que deve variar entre 10 até mesmo 100 milhões.
Em entrevista ao jornal Independent, o entomologista Quentin Wheeler, diretor do Instituto Internacional de Exploração de Espécies da Universidade Estadual do Arizona, explicou que a maioria das pessoas ainda não se deu conta do quanto ainda falta para ser descoberto e como é assombrosa a diversidade no planeta.
Conheça a seguir alguns dos animais e plantas mais curiosos descobertos pelos cientistas desde 2007:
Escondida à luz do dia
A lesma fantasma Selenochlamys ysbryda foi encontrada em Cardiff, no Reino Unido, um raro caso de descobertas em uma região altamente povoada.
A mãe mais velha
O peixe Materpiscis attenboroughi é o vertebrado mais antigo que deu à luz animais já vivos, ao invés de colocar ovos, o que a torna a mãe mais velha do mundo. Fósseis dessa senhora foram encontrados no oeste da Austrália.
O pigmeu dos mares
O cavalo-marinho Hippocampus satomiae atinge apenas 13,8 mm de comprimento por 11,5 mm de altura. O “cavalo-pigmeu” foi encontrado na Indonésia.
A menor cobra do mundo
Nativa do Barbados, a Leptotyphlops carlae é a menor cobra do mundo, medindo apenas 10 cm.
O inseto mais longo
O corpo do Phobaeticus chani chega a 36,6 cm, mas se contarmos a suas pernas, o inseto atinge incríveis 55 cm. O bicho, que se assemelha a um graveto, é nativo de Bornéu.
Bactéria de deixar o cabelo em pé
Uma bactéria batizada de Microbacterium hatanonis é um exemplo de uma espécie extremófila, ou seja, que habita ambientes considerados inóspitos para a maioria dos seres. No caso, morando em sprays de cabelo, segundo constataram cientistas japoneses.
O planta de café descafeinado
A Coffee charrieriana, descoberta na África Central, é a primeira planta da família do café que não possui cafeína.