Com o apoio da ONG RSPCA e do Kennel Club britânico o governo do País de Gales acaba de aprovar lei que extingue o uso de coleiras de eletrochoque em cães. Caso descumpram a nova medida, os donos terão que pagar multa de até 20 mil libras ou passar seis meses na prisão. Atualmente, estima-se que existam cerca de 500 mil acessórios como esse no Reino Unido, sendo 20 mil só no País de Gales.
De acordo com o site do jornal britânico Telegraph, o acessório é considerado cruel pelos grupos que defendem o bem-estar animal. Em contrapartida, a Associação de Produtores de Coleiras de Eletrochoque alerta sobre a possibilidade do aumento no número de animais indomáveis em abrigos. Isso porque as coleiras são utilizadas para adestrar pets com problemas de comportamento e agressividade.
Como método alternativo, a RSPCA incentiva o reforço positivo, baseado em carinhos e petiscos para ensinar bons modos ao totó. Vale lembrar que a entidade e o Kennel Club tiveram papel fundamental para que a lei fosse aprovada. No dia da votação, as instituições compareceram em frente ao Senado para prestar suporte e apoio.
Em entrevista à publicação, um porta-voz do Departamento de Meio Ambiente e Assuntos Rurais do Reino Unido declarou que a medida pode ser aplicada em todo o território caso seja provado que as coleiras realmente fazem mal aos animais.
Comments