Notícias

Cachorros reconhecem diferentes tipos de rosnados

Flickr/breakdecks - Segundo pesquisa, os rosnados possuem vários significados Segundo pesquisa, os rosnados possuem vários significados
Crédito: Flickr/breakdecks

Donos de cachorro de primeira viagem ficam preocupados quando o animal dá uma rosnadinha. Logo imaginam que ele está nervoso, e que poderá até avançar, dando uma mordida. Pois saibam que os rosnados possuem diferentes significados. Isso também não quer dizer que o som é sinônimo de que o bichinho está alegre. Segundo um novo estudo publicado na Animal Behavior, nem todos os grrr são iguais. Essa diferença, cujo significado os humanos não compreendem, é muito clara aos animais.

Claro, isso também depende do contexto em que eles estão envolvidos. Os resultados do experimento também aumentam as evidências de que a comunicação dos animais é mais complexa do que se imaginava.

Os cientistas gravaram e estudaram os rosnados de 20 cachorros adultos, em três diferentes contextos sociais: protegendo um osso de outro cachorro, brincando e reagindo à ameaça de estranhos. De acordo com o resultado, quando se trata de comida o rosnado é mais forte do que o cachorro emite quando está brincando ou é ameaçado.

Em um dos experimentos os pesquisadores colocaram carne cozida e um osso suculento em uma tigela. Os alimentos foram aprovados pelos animais. Mas com o tema do estudo era a aproximação dos cães ao osso, os pesquisadores reproduziram, com um alto-falante escondido, os rosnados gravados anteriormente.

Para um ser humano, apesar de ameaçador, é impossível perceber a diferença entre os rosnados. A análise realizada pelo computador também não foi capaz de encontrar as diferenças entre os rosnados de fome e o de ameaça. Mas os cães pesquisados entenderam muito bem o recado do grrr alheio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo