Crédito: Reprodução/ Daily Mail
É conhecida como polidactilia a anomalia genética que produz o aumento nos dedos das mãos e dos pés em seres humanos. Pouco comum no reino animal, quando se manifesta, o problema é motivo de surpresa e curiosidade. Esse foi o caso dos simpáticos irmãos Pudding e Baby, gatinhos da mesma ninhada, e que nasceram com seis dedos em cada patinha dianteira. De acordo com o site do jornal britânico Daily Mail, os bichanos chegaram no último domingo, 28 de março, no Centro de Adoção Blue Cross, no Reino Unido, e já se tornaram bem populares por lá.
Vale lembrar que, normalmente, os gatos possuem cinco dedos em cada pata dianteira e quatro nas traseiras. Especialistas, no entanto, explicam que apesar de raros, casos de polidactilia em animais existem. O mais curioso, no entanto, é que dois bichos da mesma ninhada apresentaram a anomalia.
Crédito: Reprodução/ Daily Mail
Segundo a publicação, Pudding e Baby, ambos de nove anos, foram levados ao centro de adoção depois que seu dono desenvolveu uma alergia severa a pelos de gatos e precisou se desfazer deles. O problema dos bichanos, no entanto, não os impede de fazer sucesso e logo devem ser adotados por uma nova família. Nos Estados Unidos, por exemplo, os fãs de Ernest Hemingway são apaixonados pelos animais. Isso porque o famoso escritor recebeu de presente um adorável gatinho com seis dedos de um amigo, capitão de navio.
Em entrevista ao Daily Mail, Maggir Roberts, diretora Veterinária de Proteção de Felinos da Blue Cross, explicou que gatos com polidactilia eram muito apreciados por marinheiros antigamente. “Os dedos extras deles os auxiliavam a subir com mais rapidez nos mastros, diz a lenda”. Ela destaca também que o problema é uma condição genética que na maioria dos casos não gera nenhum mal aos animais.
Apesar de curioso, o caso não é único. Em 2002, o Guinness Book registrou o gato Jake, do Canadá, como o maior caso de polidactilia do mundo, com sete dedos em cada pata dianteira e traseira, num total de 28 dedos.