Crédito: Reprodução / Daily Mail
Os interessados no bem-estar animal receberam com alegria a notícia dada pelo The Guardian, na quinta-feira, 1° de abril. Segundo a publicação, a Mars Petcare, empresa dona de marcas como a Pedigree e Whiskas, se prepara para lançar ainda em 2010 a primeira ração sustentável para gatos. A fabricante passará a vender alimentos certificados pela Marine Stewardship Council, órgão que fiscaliza a pesca sustentável, ou seja, evita os maus tratos com os peixes envolvidos no processo e repõe na natureza os bichos utilizados.
Em entrevista à publicação, Mark Johnson, gerente da Mars Petcare no Reino Unido, declarou que a ideia surgiu depois que o fabricante percebeu o quanto as pessoas têm se preocupado com a sustentabilidade do planeta. “O documentário O fim da linha (que trata da pesca indiscriminada) teve um grande impacto”.
Segundo Mark, a mudança veio em resposta ao crescimento na exigência pela utilização dos peixes nos alimentos de forma sustentável. Recentemente, a Mars deixou de utilizar espécies de peixes ameaçadas de extinção entre os ingredientes de seus produtos e foi também a primeira produtora de alimentos para pets a assinar um tratado da WWF sobre a utilização de frutos do mar.
Espera-se que até o Natal a Whiskas disponibilize para seus clientes europeus a versão sustentável de suas rações, um verdadeiro avanço para os ingleses. Vale lembrar que eles são considerados um dos mais exigentes e preocupados com o bem-estar animal do mundo. Agora resta esperar para ver quando o produto “verde” chegará ao Brasil.