Crédito: Caio Kenji
No domingo, 25 de abril, uma atração que chamou a atenção dos visitantes na Pet Fashion Week São Paulo foi a demonstração de banho em pets, no estande da Pet Society. O groomer Waldecyr da Silva ensinou o público as etapas do banho na pequena Lhasa Apso Schatzy.
Veja algumas dicas do profissional para facilitar o banho do seu pet. Na hora de limpar os pelos do bichinho, a água nunca deve estar na temperatura quente, mas sim de morna para fria. O xampu não deve conter sal, já que a substância apenas engrossa a espuma e, segundo Silva, “não é a quantidade de espuma que vai limpar mais ou menos”. O groomer não despejou o xampu em toda a cadela, mas o fez por partes.
Quem dá banho no cachorro em casa e costuma usar só xampu, ficou sabendo que o produto não é o suficiente, já que é apenas para limpeza e não restaura os fios. Depois da lavagem é necessário passar um condicionador ou uma máscara de hidratação, caso contrário, “depois de mais ou menos 3 dias, o cãozinho vai esta mal cheiroso”, disse o groomer. No caso, o condicionador deve ser passado e logo em seguida retirado. Já uma máscara de hidratação deve ficar por mais tempo para agir e pode ser feita a cada 15 dias.
Silva ensinou que, por último, deve ser feita uma cauterização na pelagem do cão, pois é esse processo que vai selar os fios e ajudar reter as vitaminas após a hidratação, proporcionando brilho e maciez. Essa última etapa foi feita a frio com os produtos de cauterização da marca.
Na hora de secar a cachorrinha, foi usado um soprador. O groomer demonstrou que, quanto mais longo o pelo do animal, mais distante o aparelho deve ser usado, caso contrário, os fios têm maior possibilidade de embolar.
Crédito: Marjorie Luz
Para desembaraçar os fios, foram usadas uma escova de cerda e rasqueadeira. Uma dica importante de Silva, e que a visitante Ana Letícia, que pretende abrir uma pet shop não sabia, é que a rasqueadeira não deve ser passada em todos os cães. Em animais de pelo curto, o objeto pode machucar a derme do bichinho, pois seria a mesma coisa que pentear a pele humana.
Na última etapa, Schatzy recebeu um óleo finalizador, e foi embelezada com um lacinho no topete e uma trança cheia de enfeites de pérolas. O toque final foi um laquê na franja da cadelinha, para que os pelos não caíssem sobre seus olhos.
Crédito: Marjorie Luz