Crédito: Flickr/ CC – twodolla
Uma pesquisa divulgada pela agência Associated Press revelou um dado extremamente curioso sobre os animais de estimação. Eles agora são terapeutas de seus donos. Essa constatação foi revelada a partir de um estudo realizado com 1112 donos de animais, dos quais 1/3 das mulheres casadas disseram que seus cães são melhores ouvintes que seus maridos. Os homens, por sua vez, afirmaram em 18% dos casos, que seu amigo peludo é melhor ouvinte que suas esposas. Em entrevista à agência, a americana Christina Holmdahl, revelou que conversa na maior parte do tempo com seu gato, dois cães e três cavalos, já que seu marido não lhe dá a devida atenção.
Ela declarou ainda que todos deveriam ter um pet para conversar, como ela faz com seu cavalo, Whistle, que convive com a americana há 20 anos. “Nós todos acabamos dizendo coisas que não gostaríamos quando estamos nervosos. E conversando em voz alta com os animais, acabamos racionalizando nossos pensamentos, nos acalmamos e avaliamos todos os lados da questão”.
A pesquisa da AP-Petside.com também revelou que a maioria das pessoas acredita que seus animais são estáveis e ajudam a combater a depressão. Por outro lado, quando o assunto é a saúde mental dos peludos, apenas 5% deles admitiram que já levaram seus bichos a um psicólogo para tratar possíveis sinais de depressão. Menos pessoas ainda declaram já ter dado antidepressivos aos animais. Mas eles não se opunham à ideia: 18% deles declararam que levariam seus bichos a um especialista se eles aparentassem desânimo ou estivessem abatidos.
E no ranking do pet mais utilizado como ouvinte figura o cão, já famoso pelo posto de melhor amigo do homem. Segundo a pesquisa, 25% dos donos de animais admitiram que contam seus problemas aos seus cães, contra 14% que fazem o mesmo com seus gatos. Em entrevista à agência, o americano Ron Faber, do Kansas, disse que é mais fácil conversar com seu cãozinho porque ele não omite opinião e não discute. “Acho que é melhor conversar em voz alta com o cão porque ele não se importa com o que você diz, apenas escuta e presta atenção. Eventualmente, o problema passa pela sua mente e a resposta para ele vem mais facilmente”.
Quando é a vez dos pets irem ao consultório, os problemas mais comuns nos cães são desvios de comportamento como agressividade e ansiedade, enquanto os felinos têm problemas em usar a caixa de areia. Medo de pessoas estranhas e trovões também são problemas comuns tratados por psicólogos para pets.
Comments