Notícias

Vida de mais de 3 mil anfíbios pode estar ameaçada

SXC Turtle28 - Classe é uma das mais vulneráveis às mudanças climáticas title=Classe é uma das mais vulneráveis às mudanças climáticas
Crédito: SXC Turtle28

Uma grande extinção em massa pode causar sérios danos ao meio ambiente caso ela venha a se concretizar. De acordo com especialistas, devido à variação climática, poluição e uma espécie de fungo que infecta a pele dos anfíbios, cerca de 60 a 75% deles estão ameaçados de desaparecer.

Com o intuito de tentar frear tal devastação, a União Internacional para a Conservação da Natureza criou o programa Arca dos Anfíbios, no Panamá, que estuda as variações climáticas e os principais fatores que influenciam a possível devastação. Segundo o órgão, nos últimos 35 anos houve um aumento na temperatura, o que atinge negativamente os anfíbios. Caso se confirme, a devastação pode ser comparada com a mesma magnitude que aquela que devastou os dinossauros da Terra.

Kevin Zipel, diretor do programa, chamou a atenção para dados nem um pouco animadores. Desde 1980, mais de 120 espécies de anfíbios foram extintos, enquanto apenas cinco de aves e nenhuma de mamíferos. Zipel destaca ainda que de todas as espécies ameaçadas de extinção, 75% habitam a América Latina.

O pesquisador lembra também que os anfíbios são fortes indicadores da qualidade do meio ambiente e do habitat onde vivem. Se eles estão morrendo, isso indica que não demorará muito para que os seres humanos sofram o mesmo fim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo