A cidade de São Paulo é uma das mais populosas do mundo e não era para menos: são mais de 10 milhões de pessoas que habitam a região. A má notícia, no entanto, é que a população de animais na cidade também tem crescido bastante e nem todos têm um lar seguro para morar. Estima-se que a capital paulista abrigue 2,5 milhões de cães, segundo estimativa de um estudo da Vigilância Sanitária em parceria com a USP.
Enquanto com os familiares os cãezinhos são excelentes companheiros, nas ruas, esses animais são responsáveis por doenças graves, as chamadas zoonoses. E por uma questão de saúde pública acaba sobrando para a prefeitura recolher os bichinhos abandonados. Muitos são levados a locais onde eles aguardam pela adoção, que por vezes, nunca vem. Nesses casos, a superpopulação nos canis e ONGs de proteção animal aumenta, impedindo que novos bichinhos possam ser recebidos.
Esse foi o caso do Centro de Zoonoses de São Paulo (CCZ), por exemplo, que anunciou não ter mais condições estruturais para receber mais animais de rua. Isso porque até 2008, os cães que chegavam ao local eram sacrificados caso não fossem adotados, mas com a prática proibida por lei, o centro mantém os animais recolhidos, até eles encontrarem um lar amoroso.
Obviamente, a solução não seria a matança dos animais, mas o incentivo de políticas para a adoção. Atualmente, os cães mais idosos ou considerados menos desejados para a adoção passam por um adestramento inteligente realizado pelo adestrador Jorge Pereira, especialista em comportamento animal. O objetivo é que aumente o interesse das pessoas por esses animais. Lembrando que o CCZ está aberto diariamente para visitação e adoção, bastando apenas comparecer com um comprovante de endereço e documento para levar um animalzinho para casa.
Enquanto o número de animais não diminuir, para o próprio bem-estar deles, infelizmente, o centro precisou selecionar mais os bichos que irá receber. A partir de agora, apenas os animais que sofreram maus tratos ou que ofereçam risco à população serão recebidos.
Serviço:
Feira de adoção do CCZ – SP
Local: CCZ de São Paulo – Rua Santa Eulália, 86, Santana
Tel: (11) 2221-0449
Comments