Crédito: Reprodução / The Orange County Register
Depois dos animais que ganharam menção honrosa da Purina, no Canadá, um corajoso Fox Terrier foi condecorado como Cão Herói do Ano, pela Sociedade de Prevenção à Crueldade Contra Animais de Los Angeles (SPCA – LA), nos Estados Unidos.
O cachorrinho Ronnie, de nove anos, que vive com seus donos Janis e Eric Christensen e mais dois cachorros no Condado de Orange, na Califórnia, defendeu sua dona do ataque de um coiote. O animal pulou a cerca do jardim da família, em agosto do ano passado. O coiote mordeu Ronnie, deixando-o com duas feridas profundas no ombro; mas o cozinho não deixou por menos e retribuiu a mordida e ainda perseguiu o coiote até que o animal selvagem desaparecesse de vista, contou Eric Christensen ao jornal local Orange County Register.
Segundo os Christensen, esse tipo de comportamento do cachorro não é comum, já que em circunstâncias normais ele costuma ser tímido e o mais reservado entre os outros pets da família. Essa foi uma das razões por ele ter sido escolhido para receber o prêmio, de acordo com a presidente do SPCA – LA, Madeline Bernstein.
Crédito: Reprodução / spcaLA
“A personalidade de Ronnie era tal que você não pensaria que ele entraria em ação como fez. Isto mostra que tratar o seu pet com amor e respeito pode ser retribuído com um incrível ato heroico”, disse Madaline.
Ronnie e sua família receberam uma condecoração da ONG, um ano de ração grátis, além de um fim de semana em Long Beach, com hospedagem no Hotel Maya, que tem infraestrutura para pets.
A cerimônia do “Cão Herói do Ano” foi realizada no centro de Los Angeles, no Nokia Center. Esse é 28° ano consecutivo que SPCA apresentou o prêmio, que reconhece os atos heroicos dos animais de companhia, e que não são formalmente treinados para resgates ou aplicações de lei.