Notícias

Cachorro brilhante

Byeong Chun Lee - Animal com apenas 10 dias de idade é mostrado sob a luz ultravioleta title=Animal com apenas 10 dias de idade é mostrado sob a luz ultravioleta
Crédito: Byeong Chun Lee
Byeong Chun Lee - Os filhotes das pontas nasceram com o gene da fluorescência, enquanto o irmão do meio não title=Os filhotes das pontas nasceram com o gene da fluorescência, enquanto o irmão do meio não
Crédito: Byeong Chun Lee

Um Beagle clonado chamado Ruppy se tornou o primeiro cachorro transgênico do mundo. Ele e outros quatro exemplares de mesma raça são capazes de produzir uma proteína fluorescente que brilha ao ser vista com luz ultravioleta.

A equipe liderada por Byeong-Chun Lee, da Universidade Nacional de Seul, na Coréia do Sul, misturou os genes dos cães com células de anêmonas que produzem uma cor vermelho fluorescente. O grupo de cientistas coreanos implantaram o gene das anêmonas através de um vírus nos embriões, que foram fertilizados em seguida.

Esse experimento pode abrir as portas para utilizar cachorros geneticamente modificados para estudar doenças humanas. No entanto, outros pesquisadores que estudam cães domésticos como modelos para esses propósitos não acreditam que a utilização de cachorros transgênicos se tornará comum. Os animais já são utilizados para a pesquisa de enfermidades como a narcolepsia, certos tipos de câncer e cegueira.

Vale lembrar também que a clonagem de cães ainda possui uma taxa baixa de sucesso. Apenas 1,7% dos embriões são fecundados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo