Crédito: Flickr/ CC – Andrew Stawarz
Ter um cachorro dentro de casa promove uma série de benefícios para toda a família, entre eles, ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade nas crianças. A boa notícia é que os animais previnem também o surgimento de alergias. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Cincinnati, EUA, os cães reduzem a incidência de processos alérgicos de pele em até quatro vezes.
A pesquisa revelou ainda que no caso dos gatos, não há vantagem para os pequenos, aliás, muito pelo contrário. Segundo o jornal Telegraph, as crianças alérgicas apresentam uma sensibilidade ainda maior caso convivam com um bichano.
Enquanto os estudiosos não identificarem exatamente o motivo para esta diferença, a pesquisa só aumenta a disputa entre donos de cães e gatos, que defendem seus pets como o melhor amigo do homem. A descoberta foi publicada no The Journal of Paediatrics e examinou especificamente a relação entre crianças que têm animais de estimação e a probabilidade delas desenvolverem eczema.
No caso de crianças de até quatro anos que tenham alergia e que convivem com cães, houve uma redução no risco delas desenvolverem eczema. No caso dos pequenos que sofrem alergia felina e que possuem um gatinho, o risco de contrair o problema de pele aumenta até 13 vezes mais.