Crédito: Flickr/CC – s13610
O Dia das Bruxas não é tão famoso no Brasil quanto nos Estados Unidos, mas ainda assim é melhor ficar atento na segurança de seus animais de estimação. Isso porque como reza a tradição, no dia 31 de outubro as crianças costumam sair fantasiadas pelo bairro tocando campainhas em busca de doces, o que pode assustar cães, gatos e aves mais sensíveis.
Imagine como pode ser estressante para os bichos se depararem com estranhos a todo momento em sua casa, fazendo barulho. Sem contar nos perigos menos evidentes, como a ingestão acidental de balas e chocolates, por exemplo.
Em entrevista ao site Pet Place.com, Ruth First, porta-voz da ONG ASPCA, contou que é frequente o aumento de acidentes envolvendo animais durante a data. “A maior parte desses casos envolve os pets que mexem na sacola de doces das crianças quando não há ninguém olhando”.
Segundo a veterinária Debra Primovic, os casos mais comuns durante o Halloween são: quadros de diarreia, vômito, atropelamentos, mordidas de outros cães e envenenamento.
Crédito: Flickr/CC – Don Hankins
Acompanhe a seguir algumas dicas para manter os animais seguros durante o Dia das Bruxas.
Segurança dentro de casa
– A data é adequada para manter os pets dentro de casa. Procure não deixar os cães presos no quintal ou jardim e não permita que os gatos saiam, principalmente durante à noite.
– Mantenha seus animais em um quarto longe da porta da frente de casa. É recomendado deixá-los com bastante água e um abrigo onde eles possam se esconder. Isso pode parecer um pouco extremo e antissocial, mas é preferível afastar os pets de todo o barulho e estresse.
– Caso você ou seus filhos saiam de casa para recolher doces pelo bairro, o ideal é deixar o cachorro descansando. Mas se você não resistir à tentação de levá-lo, procure utilizar uma guia curta para mantê-lo protegido de brigas com outros pets na rua. É importante também utilizar uma guia que brilhe no escuro, para que os motoristas enxerguem seu cãozinho à noite.
– Se você resolver decorar a casa com pisca-pisca, fique atento com possíveis fios elétricos soltos. Gatos, aves e cães são curiosos e têm o hábito de explorar novos cenários com seus focinhos e bico, então, cuidado.
Fantasias e petiscos
– Não coloque uma fantasia em seu bichinho a menos que ele se sinta à vontade com ela. Muitos animais ficam estressados em usar roupas. Fique atento também caso a vestimenta esteja obstruindo a visão, audição, respiração ou os movimentos do animal.
– Evite usar roupas com botões ou peças que possam ser arrancadas ou engolidas pelo animal.
– Mantenha os animais devidamente identificados.
– Tenha em mente que balas, chicletes, chocolates e pirulitos não são indicados para pets, nem mesmo só um poquinho. Caso haja crianças em casa, as oriente para que elas não ofereçam doces aos peludos.