Crédito: Flickr/ CC – showbizsuperstar
Uma pesquisa recente encomendada pelo governo japonês indicou que a recessão na economia do país parece não ter atingido o mercado pet. Segundo informou o The Japan Times houve um crescimento de 4,6% nos gastos com produtos do setor em 2009. Artigos como peças de roupas para cães, além de outros mimos também continuam vendendo bem, divulgou o jornal.
Até mesmo os planos de saúde, roupas e cosméticos para cães e gatos ganharam mais espaço no país. A boa notícia é que com a melhora nos serviços e produtos, os animais têm vivido melhor, para a alegria de seus donos. Em entrevista à publicação, o porta-voz do Ministério da Comunicação para Assuntos Internacionais disse que as famílias no Japão continuam pequenas e que muitos casais têm optado por um cãozinho como substituto dos filhos, o que justica esse crescimento.
Shimpei Iwama, do escritório responsável por realizar a pesquisa encomendada pelo governo, declarou ao jornal que o mercado pet japonês continuará em expansão, uma vez que a população tende cada vez mais a tratar seus bichinhos como membros da família. A empresa estima que o mercado tenha movimentado em 2009 o equivalente a 2,5 bilhões de reais.
Crédito: Flickr/ CC – Oliver Lejade
A pesquisa revelou ainda que enquanto em 1993 o gasto médio era de 211 reais passou para 316,5 reais em 2003. O aumento progressivo se manteve ao longo dos cinco anos seguintes. O estudo mostrou também que as pessoas a partir dos 50 anos tendem a gastar bem mais com seus pets, algo equivalente a 610 reais.
No caso das residências onde vive apenas uma pessoa, as mulheres demonstram gastar até quatro vezes mais com seus pets que os homens. Em média, as japonesas gastam 264 reais, enquanto que no grupo de japonesas entre os 35 e 59 anos o gasto é maior: cerca de 440 reais.
De acordo com a pesquisa as fabricantes de ração correspondem por um terço dos gastos com pets. Cosméticos como shampoos e pastas de dentes também se popularizaram, principalmente depois que os animais passaram a ser criados dentro de casa.