Rossi, um cachorrinho de um ano e três meses, entrou numa fria. Como todo filhote com “os olhos maiores que a boca”, roubou um osso de nada menos que 15 cm e engoliu de uma só vez.
O pequeno staffordshire bull terrier por sorte não se sufocou com o objeto, que começou a ferir seu estômago.
Crédito: Hot Spot Media
Steven Hawthorn, de 44 anos, é dono de Rossi e conta que ele arrancou o osso inteiro do prato que estava sobre a mesa, assim que ele e sua família sentaram-se para fazer a refeição.
Sua esposa Donna, de 35 anos, e seus filhos Lewis e Samuel, de 13 e 11 anos respectivamente, assistiram ao “show” de Rossi, que tem este nome em homenagem ao motociclista Valentino Rossi. Segundo eles, o pequeno faminto pulou sobre a mesa e devorou o pedaço em questão de instantes.
Preocupado com a hipótese de o osso ficar preso na garganta do cão, Steven o levou para o hospital veterinário no dia seguinte. O raio-x revelou um enorme pedaço de osso machucando o revestimento de seu estômago, que já começava a sangrar. A cirurgia teria de acontecer logo.
Crédito: Hot Spot Media
“Foi inacreditável a maneira como ele engoliu um osso daquele tamanho. Não se sufocar e não ter danos no esôfago é um milagre”, diz o dono. “O osso poderia ter rompido seus intestinos. Ele tem sorte de estar vivo, tudo estava ao seu favor e nós estamos contentes que Rossi ainda esteja com a gente.”
“O segundo raio-x mostrou que o osso já havia se movido em direção aos intestinos. Mais algumas horas e ele não teria resistido. Assim que ele tocou no osso, já soube que ele estava encrencado”, comenta Steven.
Os petiscos de Rossi normalmente são biscoitos sabor frango, mas Steven desconfia que a guloseima tenha um perfume parecido com o da costela roubada, por isso o pet não resistiu.
Crédito: DailyMail
“Rossi é nosso primeiro animal de estimação. Ficamos atônitos com sua rapidez ao pular sobre a mesa, mesmo sendo tão pequeno. Ele tem o costume de não mastigar os alimento, simplesmente engolindo-os inteiros. Ele não mostrou nenhum desconforto na hora, mas quando o levamos ao veterinário, ele estava indisposto”, relembra Steven.
“Rossi está correndo e brincando agora, está completamente recuperado e comportando-se como o habitual”, diz Steven, aliviado.
Carrie Wilde, assistente do hospital veterinário Companion Care contou que este é um caso muito raro, pois nunca havia visto um cão engolir algo tão grande. “Se ele não tivesse sido operado quase que imediatamente, poderia ter sido uma travessura fatal.”
Fica a lição: nunca ofereça ossos ao seu cão, pois nem todos terão a mesma sorte de Rossi.