Crédito: www.flickr.com/photos/ant_ronald/
Taturanas, aranhas, escorpiões e ouriços do mar são os verdadeiros vilões da temporada de verão. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, os primeiros meses do ano concentram 30% dos problemas com animais peçonhentos.
Das 11.508 notificações no ano passado, quase a metade — 5.027 casos — foram provocadas por picadas de escorpião. As aranhas (2.278 casos) e serpentes (1.530) dividem com os escorpiões o ranking de animais que provocam mais acidentes. Os ouriços-do-mar também apresentam riscos já que, apesar da aparência inofensiva, respondem por metade dos acidentes no litoral paulista.
A época de calor e chuva, que vai de setembro a maio, é quando os bichos mais atacam, o que coincide com o período das férias e feriados prolongados. Vale destacar que apesar de a maioria dos acidentes não trazer consequências graves, com exceção para pessoas alérgicas, crianças e idosos, é necessário tomar alguns cuidados.
Crédito: www.flickr.com/photos/jmarconi/
Como previnir os ataques
Ao realizar caminhadas em áreas de mata, por exemplo, é importante estar com um calçado adequado, como botas, e evitar o período matutino ou noturno, quando as cobras geralmente procuram alimentar-se.
Também é fundamental ter atenção ao recolher galhos do chão e subir em árvores, já que os animais buscam abrigo e se “escondem” nestes locais. Vale lembrar que em caso de acidentes com cobras, a primeira medida é lavar o local afetado com bastante água e sabão e procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
Serviço
- Veja mais dicas de prevenção no site www.butantan.gov.br
- Instituto Butantan 24 horas – Tel. (11) 3726.7962