Crédito: Reprodução Telegraph
O objetivo do fotógrafo inglês Brian MacFarlane era apenas capturar imagens de gansos travando uma batalha para conseguir voar em dias de ventos muito fortes. Mas ao observar com calma as fotos tiradas em Strumpshaw, em Norfolk, no Reino Unido, uma imagem inusitada chamou a atenção do fotógrafo. Era a de um ganso voando “ao contrário”, praticando uma espécie de contorcionismo aéreo.
Na fotografia é possível verificar que a ave voa com a barriga voltada para cima, mas a cabeça continua certa no lugar, não acompanhando a torção do corpo. O que teria acontecido com o pássaro? Seria algum problema físico? Alguma doença?
Nada disso. De acordo com o jornal inglês Daily Telegraph, esse tipo de manobra é comum entre os gansos e conhecida pelos ornitólogos (especialista em aves). Quando está voando em grande altitude e velocidade, a ave começa a balançar, movimento que envolve essa torção registrada por MacFarlane, e também a tirar ar de suas asas, tudo para reduzir rapidamente a velocidade na hora do pouso.
Acredita-se que esta seja a primeira vez que a acrobacia aérea de um ganso é capturada por lentes fotográficas.