Crédito: Divulgação Paignton Zoo
Ninguém sabe dizer como, onde e quando ocorreu. Quando perceberam, Timmy, de 23 anos, já havia aparecido ferido. A tartaruga gigante, que na verdade chama-se número 91, foi encontrada em seu recinto, no Zoológico de Paignton, na Inglaterra, sem um pedaço do casco.
Crédito: Divulgaçã Paignton Zoo
Como o macho costuma caminhar entre arbustos, os funcionários decidiram cobrir o ferimento para não infeccionar. A espécie de “capacete” que hoje cobre parte do casco de Timmy foi confeccionada por Don Neilsen, técnico de manutenção do zoo. Ele usou uma outra tartaruga como modelo para fabricar o pedaço danificado. De posse do molde, Neilsen utilizou fibra de vidro para modelar a proteção.
Mike Bungard, curador de Vertebrados e Invertebrados Inferiores do Zoológico e Parque Ambiental Paignton, acredita que o ferimento foi causado por outra tartaruga. Ele explica que primeiro os veterinários limparam o local, e que “a nova ‘concha’ deve crescer, em cerca de 18 meses. Nesse meio tempo precisamos cobrir o buraco, e por isso tivemos a idéia de produzir um pedaço artificial feito com fibra de vidro!”, conta empolgado.
A dedicação e empenho de Neilsen deram certo. Timmy já pode ser visto passeando com seu capacete de fibra de vidro colado com fita adesiva sobre o casco.
Conhecidos como tartaruga gigante de Aldabra, esse réptil pode pesar 227 kg, e viver mais de um século. Timmy pesa 153 kg.