Não é apenas em países mais pobres que a polícia precisa cuidar de casos de tráfico de animais. Recentemente, em Berlim, Alemanha, cerca de 464 aves foram apreendidas dentro de um apartamento de pouco mais de 50 m². Segundo autoridades locais, os animais estavam em situação “catastrófica”, em comunicado divulgado pela Associação Berlinense de Proteção aos Animais.
Dentre poleiros improvisados e lençóis rasgados, além das diversas espécies de Periquitos, foram encontrados também pombos e Mandarins. Devido ao espaço reduzido, a temperatura no apartamento estava elevada, além do cheiro forte de excrementos, que estavam espalhados por todos os cantos.
De acordo com a BBC Brasil, muitos animais apresentavam um quadro sério de subnutrição, e viviam sob supervisão de uma pessoa que não foi identificada no momento em que as aves foram encontradas. O próximo passo das investigações é abrir um processo contra esta pessoa. Entre as penalidades previstas por lei estão a proibição de criar animais e uma multa.
Para chegar até o local, houve uma denúncia dos próprios vizinhos que alertaram as autoridades sobre o apartamento. Apesar de grave, este é o segundo caso do tipo em Berlim em menos de seis meses. Em dezembro de 2008, mais de 1,5 mil periquitos foram encontrados vivendo em condições precárias em outro apartamento de quarto e sala na cidade.