Notícias

Cientistas descobrem refúgio dos tubarões gigantes

WC Chris Gotschalk - Gigante dos mares se reúne anualmente no Caribe title=Gigante dos mares se reúne anualmente no Caribe
Crédito: WC Chris Gotschalk

Depois de meio século de buscas, os cientistas finalmente descobriram o que acontece com o segundo maior tubarão do mundo durante o inverno: ele vai para o Caribe.

O Tubarão-elefante, que pode atingir até 12 metros de comprimento, se alimenta filtrando o plâncton nos mares temperados durante a primavera, verão e outono. Porém, até agora, ninguém sabia para onde eles iam durante os meses de inverno. Uma hipótese para o desaparecimento dos tubarões-elefante seria que eles hibernassem no fundo do oceano, apesar disso ser uma coisa que os tubarões não fazem.

Pesquisadores da Divisão de Pesca Marinha dos EUA marcaram exemplares na costa do Estado de Massachussets e seguiram a sua movimentação por satélite. Eles então descobriram que os enormes peixes se dirigiram nas profundezas dos mares caribenhos, alguns até a costa do Brasil.

Os cientistas ainda não compreendem porque os animais migram para o local, pois poderiam encontrar alimento mais facilmente em outros ambientes. Uma possibilidade é que eles se reúnem para se reproduzir.

Os pesquisadores esperam que a informação da localização da morada de inverno dos tubarões-elefante auxilie na sua conservação, pois o animal está ameaçado de extinção, uma vez que suas barbatanas são muito apreciadas como uma iguaria da culinária chinesa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo