Crédito: SXC Alan Nudman
A fama de inteligentes e excelentes construtores de ferramentas é dos Chimpanzés, mas uma pesquisa recente realizada no Zoológico Lincoln, de Chicago, EUA, revelou que outros símios também são muito habilidosos. Este é o caso dos Gorilas, que por muitos anos não receberam as mesmas atenções dadas aos chimpanzés por não terem o hábito de utilizar instrumentos e ferramentas elaboradas, por exemplo.
Para provar que os grandalhões e pouco sociáveis gorilas também são extremamente inteligentes, os pesquisadores norte-americanos vem estudando há quatro anos o comportamento dos animais. Para tanto, foi instalado um terminal de computador com tela sensível ao toque próximo da jaula de Rollie, um gorila fêmea do zoo.
No visor, o animal enxergava o número 1, e quando tocado, automaticamente um doce de blueberry caía de dentro da máquina. Não precisou de muito tempo para a gorila fazer a relação entre tocar o número e receber um prêmio. A segunda etapa do estudo disponibilizou mais outro número. Caso ela tocasse os itens na ordem correta, outro doce cairia da máquina.
Ao final do estudo, Rollie conseguiu sequenciar até sete números, enquanto ficou comprovado que chimpanzés conseguiam, no máximo, cinco números. Para mostrar que a fêmea não era exceção em sua espécie, a pesquisa passou a ser feita com exemplares mais novos, como Azizi, um macho de cinco anos que demonstrou as mesmas habilidades.
Diante de tamanha inteligência, os pesquisadores se viram intrigados com a seguinte questão: porque será que gorilas não utilizam suas próprias ferramentas para a caça? Uma possível resposta para isso é que, devido ao seu vigor físico, os animais não exigem objetos para a obtenção de comida. Outro fator é a intolerância social dos gorilas, que também pode ser um dos motivos pelos quais eles não desenvolvessem o uso de ferramentas de forma tão marcante quanto os chimpanzés. Os resultados mostraram, no entanto, que isso não significa que os gorilas são menos inteligentes.