Notícias

Castores reintroduzidos na Escócia após 500 anos

CC stevehdc - Espécie desapareceu do país há meio século devido à caça predatória title=Espécie desapareceu do país há meio século devido à caça predatória
Crédito: CC stevehdc

Onze castores capturados na Noruega foram libertados após seis meses de quarentena em uma floresta escocesa, meio século após a espécie ser caçada até a extinção no país.

A iniciativa foi aprovada pelo Fundo Escocês de Controle da Vida Selvagem e pela Sociedade Zoológica real da Escócia em meio a grande controvérsia. Os críticos da reintrodução alegam que os castores podem diminuir as quantidades de salmão e outros peixes, cujo mercado movimenta anualmente o equivalente a 300 milhões de reais.

Mas os 11 espécimes, separados em três grupos, são seguidos por localizadores e não foram libertados em rios de salmão. Os conservacionistas também esperam que a iniciativa estimule o turismo ecológico na região de Argyll, onde os animais foram soltos. Os castores foram colocados próximos a alojamentos artificiais até que possam construir as suas famosas barragens.

O último relato de castores vivendo na Escócia data de 1526, quando foram caçados por suas peles e por sua glândula de secreção, que acreditavam ser um bom remédio contra dores de cabeça, febres e até mesmo histeria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo