Notícias

Acupuntura para o tratamento de doenças graves

Danúbia Guimarães - Pontos de relaxamento são estimulados durante a sessão de acupuntura title=Pontos de relaxamento são estimulados durante a sessão de acupuntura
Crédito: Danúbia Guimarães

Maximus é um Pitbull que já passou por maus bocados apesar da pouca idade. O filhote de apenas 4 meses foi encontrado sujo, com vermes e todo machucado, perto de um lixo em uma favela da zona Norte de São Paulo. Como se não bastasse, o animal foi vítima de maus tratos e teve suas duas patas traseiras comprometidas.

Quase dois meses depois do incidente, pouco restou daquela imagem sofrida de Max. Ele ainda toma antibióticos, mas não apresenta mais subnutrição e esbanja energia. Outro quadro evidente de melhora foi quanto a parte locomotora. Apesar do cão ainda não conseguir se sustentar com as patas traseiras, ele apresenta reflexos visíveis no rabo e patas. Parte desta recuperação é resultado das sessões de acupuntura, tratamento realizado gratuitamente pelo médico veterinário Juliano Tuboni, há pouco mais de um mês.

“A acupuntura é uma medicina tradicional chinesa que tenta tratar todos os problemas de saúde, mas ela atinge maior grau de eficácia em casos articulares e lombares”, explica o médico. O especialista adverte, no entanto, que é preciso paciência, pois o tratamento, por vezes, pode levar anos. “A maioria dos casos há a regeneração ou melhora de 80% a 90%, o problema é que muitos donos desistem antes. A pessoa quer que o animal volte a andar em dois meses, o que é impossível em situações graves. O caso do Max, por exemplo, estimo, pelo menos, um ano de tratamento”.

Thaís Machado, veterinária e acupunturista do Koala Hospital Animal, explica que apesar de não ser muito difundida, a procura por métodos alternativos tem crescido, e que chega a atender até 15 animais por mês. “Meus clientes são geralmente proprietários que já tiveram alguma experiência pessoal ou familiar com a acupuntura. São comuns cães das raças Dachshund, Labrador, Golden Retriver, Lhasa apso, Basset Hound, Pastor Alemão e Rottweiler”.

Danúbia Guimarães - Max recebe eletroacupuntura em pontos específicos title=Max recebe eletroacupuntura em pontos específicos
Crédito: Danúbia Guimarães

Apesar de ser mais utilizada em cães, a acupuntura também é aplicável a qualquer tipo de animal. Tuboni explica que já utilizou suas agulhas em furões, coelhos e até mesmo em tartarugas. “Os donos que procuram pela medicina alternativa são geralmente aqueles que enxergam a acupuntura como último recurso, e isso independe da espécie do animal. Os casos que chegam as minhas mãos são em sua maioria de problemas de coluna, locomotores ou mesmo sistema nervoso central”.

Quando o assunto é prevenção, o veterinário também deixa claro os benefícios da acupuntura, principalmente em casos em que o animal apresenta tendência a problemas de saúde. “Cães com propensão a doenças lombares como o Dachshund, ou à displasia coxofemural podem fazer sessões preventivas antes que a dor apareça”.

O médico alerta ainda, que no caso de animais já doentes, fazer a manutenção do tratamento é fundamental para garantir a eficácia. “Problemas lombares são fruto do desgaste ósseo, ou seja, podem voltar. Para que isso não ocorra, o ideal é fazer a manutenção do tratamento pelo menos uma vez ao mês”.

Recuperação do Max

O quadro de Maximus, assim que encaminhado à União Internacional Protetora dos Animais, (UIPA) era realmente grave, e só pode ser revertido devido à dedicação e carinho da veterinária Esmeralda Aliberti. A médica resolveu adotar o filhote e tem custeado parte do tratamento, em sua própria clínica, a Alerta Pet, localizada no bairro da Mooca. “O Max provavelmente levou várias pauladas na rua ou foi atirado de um carro em movimento. Fizemos alguns exames nele e não indicaram atropelamento”, lamenta.

A médica ressalta que a recuperação do Pitt Bull também é fruto das colaborações que recebe da comunidade e dos donos de seus pacientes. A idéia é iniciar em breve o tratamento fitoterápico no animal, mas para isso, precisa arrecadar fundos. Segundo o Dr. Juliano, a fitoterapia foi escolhida por ser mais barata que a alopatia (uso de remédios), além de ajudar a tonificar os músculos do cão.

Serviço

Clínica Veterinária Alerta Pet
End: Rua Tobias Barreto, 868, Móoca – São Paulo
Tel: (11) 2606-0213

Dr. Juliano Tuboni
End: Rua Emílio Maleti, 250, Tatuapé – São Paulo
Tel: (11) 8275-0425

Koala Hospital Animal
End: Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, nº 4869 – São Paulo
Tel: (11) 3057-2112

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments