Notícias

O mais estranho do mundo

WC Laikayiu - Animal tem fama de "impossível de estudar" por cientistas title=Animal tem fama de "impossível de estudar" por cientistas
Crédito: WC Laikayiu

Se você achava que o ornitorrinco, com o seu corpo parecido com o de uma lontra e bico de pato, era o principal candidato a animal mais estranho do planeta, pense melhor.

A Equidna (Zaglossus bartoni) é um verdadeiro mix genético, possuindo características de mamíferos, répteis e aves. Um recente estudo divulgado na revista The Journal of Mammalogy desvendou um pouco da vida dessa curiosa criatura.

À primeira vista, a Equidna parece um mini tamanduá pelado, com espinhos nas costas e que bota ovos. Nativa das florestas da Nova Guiné, ela possui um focinho longo para capturar minhocas e outros animais de dentro da terra, e ainda amamenta os filhotes que saem dos ovos com um leite riquíssimo em ferro, que chega a ser cor de rosa. Os animais possuem cromossomos semelhantes aos dos pássaros, vivem cerca de 50 anos e se adaptam a diversos tipos de ambientes.

A Equidna de focinho curto, por exemplo, mostra versatilidade ao conseguir se espalhar por diversos pontos da Austrália, como desertos, ao longo da costa, em florestas tropicais, acima da linha da neve, sempre se alimentando de qualquer invertebrado que consiga desenterrar. Elas mantém a sua temperatura em 31 graus centígrados durante o verão, mas no inverno podem cair em um torpor que diminui a sua temperatura a apenas 4 graus.

Apesar de tão curioso, os cientistas conhecem muito pouco sobre o animal devido ao seu comportamento extremamente arisco, o que o garantiu a fama de “bicho impossível de estudar”. O animal evita qualquer construção humana e não é atraído por iscas, além de habitar uma das regiões mais úmidas do planeta, com 275 polegadas de chuva por ano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo