Notícias

Nasa comemora 50 anos de lançamento de primeiro macaco

Para muitos, o dia 28 de maio não passou de um dia como outro qualquer, mas para a história do homem ao espaço, a data é importante. Há pouco mais de 50 anos, dois macacos partiram rumo ao espaço para simular as possíveis reações de sobrevivência em vôos espaciais.

De acordo com informações do canal a cabo National Geographic, a fêmea de macaco-esquilo Baker, e a fêmea de macaco-rhesus Able foram enviadas em uma biocápsula de um foguete por uma equipe norte-americana para que os Estados Unidos aprimorassem a tecnologia espacial e lançassem missões tripuladas por humanos anos mais tarde.

As fêmeas foram as primeiras primatas a sobreviver a uma viagem dessa magnitude. O vôo durou cerca de 15 minutos, mas Able morreu pouco tempo depois, durante uma cirurgia para remover um eletrodo infectado. Já Miss Baker, como passou a ser chamada a macaco-esquilo, viveu no Centro Espacial de Huntsville, no Estado do Alabama, por um longo tempo, morrendo de causas naturais em 1984, aos 27 anos.

Apesar das contribuições dos primatas, os animais não foram os primeiros a orbitarem a Terra. Em 14 de junho de 1949, o macaco-rhesus Albert II foi lançado pelos EUA em um vôo suborbital – em que a nave sobe a uma altitude que alcança o espaço, sem ter velocidade suficiente para entrar em órbita- , mas acabou morrendo no impacto do retorno ao planeta. O objetivo foi estudar os efeitos da gravidade zero no organismo animal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo