Crédito: Adam Short”
Os Corais são criaturas famosas por suas cores, mas além disso, desenvolvem um importante papel para o equilíbrio da vida marinha. Eles servem de apoio e morada para diversos ecossistemas, e ainda são os primeiros a sofrer com a acidificação nos oceanos, sendo um indicador da qualidade da água.
O aumento da acidez dos oceanos é decorrente da poluição das águas com dióxido de carbono e pode, segundo cientistas, trazer consequências catastróficas à vida marinha.
Com um grau de importância tão elevado, não é à toa que os cientistas norte-americanos comemoraram a descoberta de mais sete tipos de Coral-Bambu, no Havaí. Estima-se que os organismos encontrados possam ter mais de 4 mil anos.
Estudar organismos tão antigos pode auxiliar os pesquisadores a compreender como conseguiram sobreviver por tantos anos e como poderão reagir futuramente às mudanças climáticas.
As espécies foram encontradas no Monumento Nacional Marinho Papahãnaumokuãkea, maior área marinha protegida do mundo e com a maior profundidade de águas dos Estados Unidos, podendo abrigar diversos seres ainda não catalogados.