As malas já estão prontas, mas antes de seguir viagem, é bom estar atento a algumas leis de transporte de animais, afinal, o bichinho de estimação também merece tirar férias. Cuidados com a saúde do pet é fundamental para que ele seja aceito dentro de trens, ônibus e aviões. Confira a seguir as principais dicas para levar seu animal em cada meio de transporte.
De ônibus
- O transporte rodoviário de animais é uma situação especial. Normalmente, as empresas aceitam apenas animais de pequeno porte, desde que estejam em recipientes adequados.
- Não é exigido mais o Guia de Trânsito Nacional, o GTA. Mas é preciso apresentar atestado sanitário emitido por veterinário registrado no Conselho regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem dos animais, comprovando a saúde destes, e a comprovação de que o bichinho está em dia com a vacina anti-rábica.
- Só poderão viajar sob a responsabilidade de um passageiro e só será permitido se não houver comprometimento do conforto e da segurança dos clientes.
- Cabe ressaltar que nem todas as companhias rodoviárias permitem o transporte de animais. Portanto, antes de providenciar a documentação, verifique antes com a empresa.
De navio
- As companhias geralmente não permitem que passageiros embarquem com animais de qualquer espécie ou tamanho. As exceções são para cães treinados que guiam deficientes visuais.
- Confirme sempre as regras e taxas com antecedência.