Os hábitos e peculiaridades dos animais marinhos são assuntos que despertam a curiosidade de grande parte das pessoas. Saber quais são as criaturas mais poderosas e temidas do mundo, nos faz entender como funciona a biodiversidade e o comportamento dos seres marítimos, além de ser uma ótima leitura e forma entretenimento. Pensando nisso, fizemos uma lista com os 10 maiores seres que habitam o universo das águas. Confira quais são eles a seguir:
Baleia Azul
Quem levou o primeiro lugar da lista foi a baleia azul, que pode pesar até 180 toneladas, sendo o maior e mais ruidoso animal do planeta. Ela chega a emitir sons que atingem 188 decibéis, mais intensos do que os ruídos de um avião, e que podem ser ouvidos a 800km de distância. Apesar de tantos atributos, infelizmente, a espécie está em extinção.
Água-Viva Juba-de-Leão
Com 30 metros de comprimento, vivendo no Atlântico Norte, a água-viva (espécie gigante de medusa) chamada de “Juba-de-Leão” pode atingir cerca de 2 metros de diâmetro, com tentáculos de mais de 30 metros, equivale a um prédio de 13 andares ou do tamanho de uma Baleia Azul. Os tentáculos da água-viva, cobertos com perigosas toxinas, podem paralisar a vítima e causar paradas cardíacas. As são reações menos intensas se as pessoas afetadas não forem alérgicas ou receberem em excesso a toxina.
Tubarão-Baleia
Vindo da Antártida e com 18 metros de comprimento, além de ser a maior espécie de tubarão e de peixe do mundo, o Tubarão-Baleia pesa cerca de 13 toneladas. Curiosamente, o animal é inofensivo ao homem e alimenta-se de plâncton por filtração.
Lula Colossal
A Lula Colossal, medindo 13 metros de comprimento e originária da Antártida, é a maior espécie de lula existente e o maior invertebrado do mundo. Normalmente, elas são muito incomuns de serem encontradas, pois costumam viver a mais de 2.200 metros de profundidade. No ano de 2007, pescadores neozelandeses capturaram a maior Lula Colossal já vista, com 495kg e 4,5 metros.
Baleia Orca
A Baleia Orca, também conhecida como “Baleia Assassina”, mede 8 metros e pode viver em todos os oceanos do mundo, pesando até 9 toneladas. É considerada o principal animal do topo da cadeia alimentar, e sua dieta inclui moluscos, aves, morsas e outras baleias. Assim como golfinhos, também se comunicam por meio de sons.
Crocodilo-Poroso
Morador do Oceano Índico, entre esses animais marinhos o Crocodilo-Poroso é o maior réptil existente atualmente, com 7 metros de comprimento e 1.500kg de peso. O animal possui de 64 a 68 dentes que podem esmagar até o crânio de um boi. Filhotes e crocodilos jovens costumam se alimentar de insetos, crustáceos, anfíbios e peixes pequenos, enquanto os adultos perseguem tartarugas, macacos e búfalos.
Elefante-Marinho
O Elefante-Marinho costuma ser muito agressivo e pode devorar peixes, lulas e polvos, medindo 6,5m de comprimento, pesando 3,5 toneladas e vivendo no Pacífico Norte e na Antártida Maior. Uma das curiosidades mais interessantes deste bicho é que ele pode mergulhar até 1.700 metros de profundidade e ficar 80 minutos sem respirar. Antigamente, elefantes-marinhos eram caçados por sua pele, gordura e óleos. Porém, felizmente, não correm mais perigo de extinção.
Serpente Marinha
Existem mais de 61 tipos de cobras marinhas no mundo. A Serpente Marinha tem 2,5m de comprimento, vive em mares do Sudeste Asiático e da Austrália, e é a maior da espécie. Seu veneno é considerado mais poderoso do que os de cobras terrestres.
Tartaruga de Couro
Acredita-se que a Tartaruga de Couro tenha surgido a mais de 1 milhão de anos. Com 2,1m de comprimento, habitam mares tropicais e podem pesar 700kg, vivendo até os 305 anos. Chegam a alcançar 35km/h de velocidade no mar e são capaz de chegar a 1.200 metros de profundidade.
Estrela-do-mar
Vindas do Pacífico Norte, este tipo de animal possui um corpo liso, granuloso ou com espinhos de cinco pontas ocas, chamados de braços. As estrelas-do-mar não possuem cérebro, com um sistema nervoso ventral e ganglionar. Quando elas perdem um pedaço de seu corpo localizado nos braços, conseguem se regenerar formando até uma nova estrela-do-mar ou um braço mais resistente.