Nem todos os animais são conhecidos e muito menos populares por sua beleza, grandiosidade ou meiguice. Em diversos casos, olhos esbugalhados, nariz com um super poder de olfato, antenas compridas, asas, dentes tortos ou corpos protuberantes podem ser sinais de sobrevivência em habitats únicos e perigosos. Entre um milhão e trezentas espécies de bichos diferentes no mundo, selecionamos uma lista com 10 animais exóticos que podem nos surpreender e trazer características interessantes e peculiares. Confira:
Tarsier Salta
O Tarsier é um mamífero que salta por árvores em floresta escuras ao se alimentar de cobras e insetos enquanto voa. Porém, é muito frágil e possui um tamanho desproporcional dos ossos társios (por isso o nome Tarsier). Existem poucas espécies em cativeiro e alguns deles podem até cometer suicídio devido ao stress quando estão presos.
Ogcocephalus Darwini (Peixe-Morcego-Boca-Vermelha ou Peixe-Morcego-Galápago)
O Peixe-Morcego-Galápagos (Ogcocephalus Darwini) é encontrado nas Ilhas Galápagos e usam suas nadadeiras peitorais adaptadas para “andar” no chão do oceano. Quando se tornam adultos, exibem uma barbatana dorsal como forma de atrair suas presas, assim como uma estrutura na cabeça conhecida como illicium.
Tubarão-Duende
Um dos tipos mais exóticas de tubarão no mundo, o Tubarão-Duende, é o único membro de uma espécie que surgiu há mais de 100 milhões de anos – considerado um forma de fóssil vivo. O bicho vive em águas profundas e felizmente não representa perigos aos seres humanos.
Macaco de Tromba
O macaco de tromba, também conhecido como macaco de nariz comprido, possui uma pelagem marrom avermelhada originária da ilha de Bornéu, no sudoeste da Ásia. Entre seus predadores podemos encontrar os crocodilos, os leopardos, as águias e os lagartos e as cobras grandes. É considerada uma espécie ameaçada de extinção.
Formiga panda
A formiga panda é uma vespa sem asas com uma picada dolorida, encontrada no Chile. Normalmente, também são conhecidas pelo nome de formiga veludo, por terem uma grande quantidade de pelos. Suas cores podem variar de castanho avermelhado, dourado e preto e branco, se parecendo com pandas. Com um exoesqueleto extremamente duro, conseguem invadir ninhos de presas e reter umidade do corpo. Podem ser encontradas em regiões secas e arenosas.
Atretochoana eiselti
O formato cilíndrico do corpo deste anfíbio de nome longo e complicado faz nos acreditar que ele é uma espécie de cobra, certo? Mas o Atretochoana eiselti não tem parentesco com répteis, mas sim com salamandras, rãs, pererecas e sapos.
Glaucus Atlanticus (Dragão Azul)
Conhecida pelo nome de Dragão Azul, a lesma gosta de águas oceânicas quentes e é capaz de injetar nematocitos na pele humana, oferecendo grande perigo. O tamanho normal da espécie é de 5 a 8 cm. Podem ser encontradas nas regiões Leste e Sul da costa da África do Sul, além de águas européias e em Moçambique.
Tamarutaca
A Tamarutaca é um crustáceo que vive entre os trópicos, escondidos em túneis submarinos. Existem cerca de 400 espécies do animal, caracterizadas principalmente pela morfologia de sua segunda pata torácica, lembrando uma pata de um louva-deus.
Porco do mar
Encontrado nas profundezas oceânicas conhecidas como regiões abissais, o Porco do Mar vive na escuridão e se alimenta de restos de comida que encontra pelo chão. Membro da família dos pepinos do mar, sua principal característica são suas pernas esquisitas. É possível que estejam espalhados por todo o planeta, revirando fundos de oceanos em busca de alimentos, desde os tempos dos dinossauros.
Aye-Aye
Originários de Madagascar, conhecidos por uma ótima visão noturna e dedos capazes de encontrar larvas em buracos de árvores, o Aie-Aie, também chamado de Ai-Ai ou Aye-Aye, é considerado o principal responsável pela origem da palavra “Lémur”, que significa em latim “espírito noturno”. O animal é o único representante vivo de seu gênero, chamado de Daubentonia.