O pequeno Ken, com apenas 9 anos de idade, notando o sofrimento dos cães de rua Blackie, Brownie e White Puppy, na região sul das Filipinas, resolveu abrigá-los na garagem da própria casa.
O desejo de ajudar animais abandonados era antigo. Ele sempre dizia ao pai, Kay, que sonhava em construir um abrigo para cuidar dos bichos. A resposta era: “vai levar uns 20 anos para você levantar essa verba, filho”.
No entanto, graças aos benefícios e popularidade das redes sociais, fotos do abrigo foram postadas e, em pouco tempo, se tornaram virais – o que resultou em um grande número de doações em prol da saúde dos cães e da construção do canil.
No período de um ano, o menino criou o “The Happy Animals Club” (Clube dos Animais Felizes, em português). Ao levar os três pets para a casa, Ken recebeu a ajuda de seu pai e dos internautas comprando ração e tratando problemas de sarna e peso nos bichos em apenas dois meses.
Com a quantia arrecadada, Ken alugou um terreno para construir o abrigo de 1.000 metros quadrados, utilizando US$1.500 – cerca de R$3.300 que recebeu das doações.
Infelizmente, ainda não é possível cuidar de mais cães, pois não há renda suficiente para a alimentação e assistência veterinária. Porém, o otimismo de Ken acredita que logo mais doadores irão ajudar e que será possível proteger outros animais. A principal meta é receber os cães de rua, cuidar deles e doá-los para famílias da região.
O amor pelos bichos e a generosidade do menino podem e devem servir como inspiração para iniciativas que irão transformar a vida de milhares de cães abandonados no mundo todo, além de fortalecer o incentivo da adoção de cães. Esse tipo de exemplo mostra como a internet pode ser uma ferramenta social importantíssima desde que utilizada de maneira correta.