Ótima notícia para os fãs de gatos. Ter um pet em casa não traz benefícios apenas à saúde mental dos donos, mas, de acordo com estudos da cientista norte-americana Elizabeth von Muggenthaler, o ronronar dos gatos e de outros felinos parece ajudar também na saúde física dos humanos.
Frequência de ronronar dos gatos pode ser terapêutica (Foto: Divulgação)
Sabe-se que os pets costumam ronronam quando se sentem felizes e satisfeitos ou feridos e assustados. Especula-se que gatos usem este som também como um mecanismo de cura.
Elizabeth Von Muggenthaler, pesquisadora (Foto: Arquivo Pessoal)
Muggenthaler, que é presidente do Instituto de Pesquisa de Comunicações e Fauna, nos Estados Unidos, analisou o ronronar de 47 felinos e concluiu que a frequência do som produzido por eles permanece entre 25 a 150 hertz – semelhante a frequências utilizadas na medicina para tratar problemas nos músculos, articulações e fraturas nos ossos. “A frequência pode ser considerada terapêutica”, disse a pesquisadora.
Ronronado seria um mecanismo de cura dos felinos (Foto: Divulgação)
Além disso, um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, analisou cerca de 4.000 pessoas, chegando à conclusão de que donos de gatos têm chances 40% menores de sofrerem de ataques cardíacos. Estuda-se ainda a relação com a diminuição da pressão arterial entre os tutores de felinos.