A fotógrafa Zhenia Bulawka e seu namorado Christian programaram uma viagem muito especial com seus três cães. Infelizmente, desta vez, o motivo não era uma escapada divertida em um feriado, mas uma despedida: Mr. Dukes, um American Staffordshire Terrier de 11 anos, que estava com câncer, teria seus últimos momentos de aventura ao lado da família.
A atividade preferida de Dukes sempre foi a piscina. Ao perceber que a doença já estava avançada, o casal decidiu então levar o cão para conhecer o mar.
Na água salgada, rolando na areia, Dukes, os outros dois cães – Violet e Ruby – e o casal puderam esquecer os dois anos de luta contra a doença. O destino foi Assateague, em Maryland, nos Estados Unidos.
Pé na estrada e três horas de viagem, para uma diversão que duraria dois dias aproveitados minuto a minuto, com direito a registro fotográfico.
No primeiro dia, a chuva não deu trégua, mas nem assim a aventura virou tédio.
Um mês depois daquela viagem, Mr. Dukes partiu. Zhenia compartilhou sua história e palavras que demonstram a importância da amizade de mais de uma década.
“Dukes era meu melhor amigo. Sua paixão pela vida constantemente era fonte de inspiração para mim. Eu nunca me cansava de tirar fotos dele. Desde sua morte, ouvi muito coisas como, ‘como o Dukes era sortudo por ter você’. Na verdade, eu é que tive muita sorte por tê-lo. Ele era o cachorro mais esperto, mais engraçado, mais leal, incrivelmente forte, mas ao mesmo tempo sensível – tudo embrulhado em um pacote perfeito. Ele mudou minha vida e eu vou sentir saudades dele para sempre.”