Crédito: Muhawi001
Não é difícil sair para caminhar em parques, ou mesmo no quarteirão de casa, e encontrar um cachorro “fortinho”, ou um gatinho “fofinho” observando a paisagem da janela. Assim como muitos seres humanos, os pets estão cada vez mais carregando gordura extra ao longo do corpo. Na maioria dos casos a má alimentação é a grande vilã, aliada ainda ao sedentarismo. Chocolates, doces, miolo de pão, embutidos, petiscos que lançamos ao animal e consideramos inocentes, podem acarretar, ao longo dos anos, em gordurinhas a mais.
Apesar de alguns donos acharem bonitinho e sinônimo de boa nutrição e saúde, o bichinho roliço pode sofrer com o excesso de peso, forçando as articulações, a coluna, e ainda com aumento de gordura no sangue.
De olho nos pets obesos, a Vetnil, empresa brasileira que atua na área de suplementos animais, lançou o Emagripet®, produto que auxilia na redução do peso corporal de cães e gatos. Segundo o fabricante, a novidade traz em sua fórmula componentes que agem de maneira efetiva no controle do peso do animal, agindo em diversas vias metabólicas, favorecendo a redução do peso.
“Cada componente do Emagripet® tem uma importante função para auxiliar na redução e manutenção do peso corporal. A L-Carnitina, por exemplo, favorece a queima de gordura, o Cromo ajuda na manutenção da massa magra, o Psyllium melhora o trânsito intestinal e reduz a sensação de fome e o CLA (Ácido Linoléico Conjugado) inibe o depósito de gordura e favorece o ganho de massa magra”, explica o médico veterinário Fábio Cavenaghi Mattei, diretor técnico da Vetnil.
De acordo com dados do relatório do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, 25% dos cães e gatos que vivem no Ocidente trazem quilinhos extras no corpo. Estima-se ainda que 40% dos cães dos Estados Unidos e 20% dos brasileiros estejam gordinhos.