Pesquisadores da Universidade de Medicina Veterinária de Vienna, na Áustria, conseguiram comprovar que os cães sabem quando nós estamos alegres ou com raiva.
Para a pesquisa, foi usada uma tela touchscreen para que 20 cães vissem rostos de algumas mulheres tristes e felizes.
Para tal experimento acontecer, os cães foram divididos em dois grupos: um para identificar pessoas felizes e outro para identificar pessoas com raiva.
Ao mostrar as fotos, apenas metade do rosto da pessoa era apresentada ao cão, de forma que ele só conseguisse enxergar os olhos ou a boca por vez. A maioria dos cães conseguiu identificar a diferença entre rostos raivosos e felizes, apenas observando metade das fotos dos voluntários.
Porém os cães treinados para reconhecer os rostos felizes se saíram melhor. Segundo os pesquisadores, isso pode ter acontecido devido a experiências que esses cães tenham tido. Animais que, tiveram receio de se aproximar dos rostos que aparentavam raiva, provavelmente já viveram situações ruins ligadas a esse tipo de expressão. Segundo uma das pesquisadoras, Corsin Müller, os cães reconhecem uma expressão fácil que já armazenaram anteriormente.